Nesse ou Neste? Qual a forma Correta?
Pequenos detalhes diferenciam essas palavras uma da outra, e curiosamente ambas estão corretas, mas em situações opostas já que apesar de similares elas não são iguais em grafia, muito menos se apresentam como sinônimos. Por isso, siga nesse post para entender melhor quando cada uma delas!
Quando usar Nesse
Nesse se classifica gramaticalmente como um pronome demonstrativo e demonstra proximidade com quem se fala e, simultaneamente, distanciamento sobre o que ou sobre quem se fala, podendo estar encaixado também no tempo passado em relação ao que se refere.
A forma mais comum de vermos e utilizarmos esse pronome é para falar de algo que já havia sido citado anteriormente, seja pela pessoa que diz ou por outra que também esteja participando dessa conversa. Por isso, esse termo da a ideia de retomada de assunto para que não seja necessário repetir o nome do que está em pauta por tantas vezes.
Exemplos com Nesse
- Nessa foto eu já estava me formando na faculdade.
- Eu não fui nesse evento pois tinha outro compromisso.
- Nesse dia eu faltei por ter tido consulta médica.
- Mas nesse caso, minha resposta seria positiva.
- Nesse mesmo lugar, eu pretendo me casar um dia.
Quando usar Neste
Neste, por sua vez, é um pronome que demonstra proximidade de quem se fala, estando geralmente no tempo presente. Pode falar também de algo que ainda está para ser citado e é normalmente também visto de outras maneiras, como com a variação de número e grau, se tornando “nestas”, “nisto” e “neste”, por exemplo.
Exemplos com Neste
- Neste instante ela acabou de chegar aqui.
- Estou indo neste momento resolver o problema.
- Ainda neste ano eu te visito.
- Neste mês vou fazer uma viagem pela Europa.
- Completarei 30 anos ainda neste mês.