Se eu vir ou Se eu ver? Qual o correto?
O nosso idioma é repleto de detalhes que podem causar dúvida e confusão, por isso é importante estar atento às explicações sobre ele. Abaixo, entenda se deve utilizar “se eu vir” ou “se eu ver”, olha só:
Se eu vir ou Se eu ver?
Nesse caso, o correto é se eu vir, não havendo nenhuma possibilidade de usar a expressão “se eu ver” sem que vá de encontro as normas formais do nosso idioma que estabelecem certo rigor para o que deve ou não ser utilizado.
Isso acontece porque vir é a variação do verbo ver, conjugado no futuro do subjuntivo, mais especificamente na 1ª pessoa do singular. Algumas pessoas podem confundir vir com vim mas, nesse sentido, não há ligação alguma entre os termos.
Exemplos com “se eu vir”:
- Se eu vir, te ligo avisando.
- Eu te conto tudo se eu vir.
- Se eu vir os dois juntos, não vão passar despercebidos.
- Tudo vai funcionar se eu vir ela chegar.
Quando usar vir?
“Se eu vir” está ligado a uma expressão condicional, onde uma determinada ação depende que essa aconteça anteriormente. Por exemplo, se eu digo “se eu vir você, te conto o segredo”, quero dizer que te falar determinada informação depende da possibilidade de nos encontrarmos.
Além disso, tem ligação com algo que ainda não ocorreu, podendo ou não ser visto. Por isso, desde que o que você deseja falar acompanhe o termo verbal e se referir a possibilidade de avistar algo ou alguém, pode usar essa expressão.
Sinônimos:
- Observar;
- Reparar;
- Avistar;
- Enxengar.