Virem ou vierem: Como escrever e Falar?
A presença ou ausência do “e” pode fazer muita diferença quando pensamos nas normas da língua portuguesa, é por isso que nesse post te explico se a forma correta é virem, vierem ou até mesmo ambos, olha só:
Virem ou vierem?
No caso de virem e vierem, podemos afirmar que ambas as palavras estão corretas de acordo com as normas estabelecidas pela língua portuguesa, mas ainda assim há importantes considerações a se fazer nesse sentido.
Isso porque apesar de ambas poderem ser utilizadas, possuem sentidos opostos e é preciso estar atento a eles para evitar confusões de interpretação, sempre tendo em vista o contexto em que deseja usar a palavra.
Quando usar “Virem”?
Virem, por sua vez, é caracterizado como sendo a derivação do verbo ver no futuro do subjuntivo, de modo plural. Por isso, tem o sentido de avistarem algo, com certo distanciamento de quem poderá relacionar certa ação, pois ela não inclui quem remete a mensagem.
Assim, se liga ao sentido de observação, o que pode ser devidamente notado.
Exemplos com “Virem”:
- Se eles virem, pode fazer reclamações.
- Eles disseram que se virem, não vão deixar passar
- Caso eles virem, estaremos em uma situação complicada.
- Vamos saber de tudo em breve, se eles virem.
Quando usar “Vierem”?
Já vierem é uma derivação do verbo vir, também no futuro do subjuntivo. E dessa maneira, representa o sentido de comparecimento, chegada, presença, falando também de outras pessoas em uma situação em que quem diz a frase, não se inclui de forma direta.
Exemplos com “Vierem”:
- Se eles vierem, a festa estará completa.
- Vou ficar muito feliz se eles vierem.
- Caso vierem, serão muito bem recebidos.
- Estou pensando que será muito bom se eles vierem.