Chover ou chuver? Como escrever corretamente?
Entre chover e chuver, podemos percebemos como diferença vogais que possuem pronuncias similares, mas ainda assim é preciso estar atento pois apenas uma das formas estão corretas. Saiba melhor logo abaixo?
Chover ou chuver?
O correto nesse caso é chover, mas não é incomum que chuver seja utilizado pois pode ser atrelado a palavra chuva, que realmente se escreve com u, e assim causar certas dúvidas de modo geral. Mas é claro, chuver não está correto e não deve ser utilizado.
Assim, a partir desses termos podemos compreender muita da importância de reconhecer a grafia das palavras, uma vez que erros como esse podem nos atrapalhar ao realizar atividades como a escrita de redações, por exemplo.
Exemplos:
- Segundo a previsão do tempo, hoje vai chover.
- Se chover, eu não vou poder ir.
- Quando o céu está assim, é sinal de que vai chover.
- Não vai chover, conferi mais cedo no jornal.
Quando usar?
Chover é um verbo impessoal e deve ser utilizado nesse sentido, sem que esteja atrelado a participação ativa de um sujeito na frase onde é colocado e assim, dizendo respeito a um fenômeno natural muito conhecido, a chuva.
Seu uso é muito abrangente, mas é preciso se atentar ao tempo verbal, uma vez que diz respeito ao singular, mais especificamente na terceira pessoa.
Outras formas do verbo Chover:
- Chove – Presente do indicativo;
- Choverá – Futuro do presente do indicativo;
- Choveria – Futuro do pretérito do indicativo;
- Choveu – Pretérito perfeito do indicativo;
- Chovia – Pretérito imperfeito do indicativo;
- Chovera – Pretérito mais-que-perfeito do indicativo.