Com licença ou Dá licença: Qual é a forma Correta?
Nesse caso, podemos afirmar que ambas as expressões estão corretas. Tanto com licença quanto dá licença são formas muito utilizadas e igualmente reconhecidas de acordo com o idioma português, podendo assim seguir em uso.
É claro que há pequenos detalhes que podem as diferenciar, partindo sempre de uma análise de contexto mais atenta para entender melhor sobre. Abaixo, vamos compreender juntos esse e outros detalhes importantes:
Com licença ou Dá licença?
Essas expressões funcionam como sinônimas, o que significa que são formas diferentes de dizer uma mesma coisa, podendo ser utilizada em um mesmo contexto. Aliás, enquanto com licença é a forma encurtada de com sua licença, dá licença é o jeito mais curto de dizer pode me dar licença.
Apesar disso, é comum que dá licença seja lido como algo mais grosseiro em alguns contextos, geralmente estando mais ligado a ideia de alguém que nos atrapalha diante de um momento de pressa. Mas é claro, essa não é uma regra.
Veja Também: Licença ou licensa?
Exemplos:
- Com licença, é aqui a reunião do grupo de pesquisa em Literatura nacional?
- Dá licença, estou com um pouco de pressa.
- Preciso passar por um instante, com licença.
- Olá, me dá licença para passar, por favor.
Quando usar?
Ambas são possíveis maneiras cordiais e gentis de solicitar permissão para algo, seja para pedir alguma informação ou até mesmo para que consiga passagem em locais cheios, dentre muitas outras situações.
É uma forma de estabelecer um contato de forma educada, principalmente com pessoas com as quais não houve contato prévio, onde a primeira forma de contato acaba se tornando muito importante.
Sinônimos:
- Com a sua licença
- Pode me dar licença?
- Por obséquio
- Por um momento