Fichas ou Fixas: Devemos usar CH ou X?
Nesse caso, vemos que ambas as palavras estão corretas, e portanto podemos utilizar tanto Fichas quanto Fixas de acordo com as normas do nosso idioma, que reconhece as duas formas como parte do seu vocabulário formal.
Mas além disso, é preciso entender como utilizar cada termo de forma correta, pois ainda que tenham a mesma pronúncia contam com sentidos diferentes na prática. Siga compreendendo melhor sobre:
Quando usar Fichas?
Fichas é uma palavra classificada como substantivo, se referindo a dois ou mais relatórios realizados com a finalidade de gerar registros, podendo se tratar de modo mais específico sobre informações pessoais, leituras, histórico criminal, dentre outros pontos.
Inclusive, por conta desse sentido o seu uso se torna bastante frequente em ambientes acadêmicos e profissionais, onde um acompanhamento devido pode se tornar muito importante para a melhora do processo.
Exemplos com Fichas:
- Não consta nenhum crime anterior nas fichas criminais dos acusados.
- Estou esperando o recebimento das fichas técnicas para seguir com a execução do projeto.
- Para me ajudar nos estudos, estou fazendo fichas de leitura.
- Eu aposto todas as minhas fichas que isso vai dar certo.
Quando usar Fixas?
Já Fixas, por sua vez, é um adjetivo que podemos utilizar quando há a intenção de falar sobre algo que está devidamente preso, ressaltando assim uma fixação, o que em muitos casos ressalta uma maior segurança.
Com isso, se refere também ao que não possui capacidade de se mover, como quando falamos em uma ideia fixa, ou seja, aquela que não muda.
Exemplos com Fixas:
- Suas ideias são fixas e ninguém consegue mudá-las.
- Essas são vagas fixas que pretendemos manter mesmo após o período de festas.
- Ele trabalha com a produção de dentaduras fixas.
- Vamos instalar barras fixas na academia do condomínio.