Coça ou Cossa: Usamos Ç ou SS?
Ainda que o uso de Ç e SS cause muitas dúvidas no contexto geral, no caso de Coça e Cossa de maneira mais específica ambas as palavras estão corretas, podendo ser amplamente utilizadas de acordo com cada um dos seus significados.
Isso porque, ainda que sejam muito parecidas, são diferentes naquilo que representam, devendo ser utilizadas respeitando esse sentido. Então, para que isso se torne possível, entenda melhor sobre quando usar cada termo:
Quando usar Coça?
Quando escrito com Ç, Coça pode tratar-se do substantivo feminino que remete ao ato de espacamento, ressaltando uma surra, quando uma pessoa agride a outra de forma intensa, independentemente de seus possíveis motivos.
Por ouro lado, Coça também pode estar ligado ao verbo coçar, adquirindo o sentido de usar objetos ou mesmo as próprias unhas para esfregar em uma parte específica do corpo quando ela apresenta uma sensação como o formigamento.
Veja Também: Execussão ou Execução?
Exemplos com Coça:
- Eu vou te dar uma coça se você não respeitar os mais velhos.
- Quando minha pele coça, logo percebo que falta hidratação.
- Minha mãe sempre dizia que menino teimoso deveria tomar coça.
- Tenho alergia, então minha pele coça muito após a picada de mosquitos.
Quando usar Cossa?
Cossa com SS, por sua vez, é um substantivo feminino ligado ao acossamento, ou seja, busca pelo encontro de uma determinada pessoa, geralmente sendo associado a uma perseguição.
Com menor frequência, o termo também pode ser visto sendo utilizado para falar de um modelo de embarcação similar ao formato de uma canoa, sendo de uso recorrente em países como a Índia.
Exemplos com Cossa:
- Ele está na minha cossa, preciso fugir o quanto antes.
- Na Índia, fiz um passeio de cossa.
- Enquanto o policial estava na sua cossa, ele tentou sair do país.
- A cossa é uma embarcação comum para os indianos.