Adiante ou A diante: Junto ou separado?
Escrever determinados termos juntos ou separados é algo que faz com que surjam constantes dúvidas, mas nesse caso em específico a única grafia correta é Adiante, ou seja, com tudo escrito junto.
Dessa maneira, A diante está incorreto e não é uma versão reconhecida em nosso idioma. Mas, para que siga entendendo melhor sobre, confira informações mais amplas que trouxemos logo abaixo:
Adiante ou A diante: O que diz a Gramática?
Adiante é uma conjugação do verbo Adiantar, e dessa forma mantemos parte da sua grafia original. Ao mesmo passo, isso faz com que a versão com artigo, A diante, se faça incorreta, visto que o termo com tudo escrito junto já existe.
Inclusive, uma informação que vale a pena ser mencionada é que a versão com crase, À diante, que também gera dúvidas, está igualmente incorreta. Com isso, entre as três possibilidades, apenas Adiante deve ser utilizado diante das regras gramaticais que seguimos.
Sinônimos:
- Futuramente;
- Em seguida;
- Avante;
- À frente.
Quando usar?
Usamos adiante para falar de algo que está à frente, ou seja, na dianteira de uma determinada situação, tendo uma posição de destaque por estar em primeiro lugar. De outra maneira, o termo também pode ser utilizado para se referir ao tempo, como quando falamos de algo que tende a ser realizado no futuro, em um momento para frente.
Em alguns casos, Adiante ainda pode surgir como uma interjeição motivadora, utilizada para incentivar alguém a seguir em frente, avançar.
Exemplos:
- Pode passar adiante, depois retomo essa demanda.
- Você precisa confiar mais em si mesmo e seguir adiante.
- Adiante! Vamos lá! Você consegue!
- Estou levando meus planos adiante, espero que em breve eles possam dar certo.
Informação bônus!
Apesar de A diante e À diante serem versões incorretas conforme já mencionamos, a palavra Diante pode ser utilizada de acordo com a nossa gramática, como quando falamos “Fiquei com receio diante desse problema”.