Boas vindas ou Boas-vindas: Usamos hífen nesse caso?
Ainda que hajam muitas dúvidas acerca da maneira correta de escrever essa expressão, a única forma válida para tanto é Boas-vindas, com hífen. Automaticamente, podemos também evidenciar que Boas vindas está incorreto em qualquer situação.
Para que possa entender mais sobre e sanar todas as dúvidas ligadas a isso, siga conferindo o post logo abaixo onde te explicamos tudo que pode precisar saber sobre, olha só:
Boas vindas ou Boas-vindas: O que diz a Gramática?
Mas então, qual a razão para que Boas-vindas conte com a presença do hífen? A razão para essa grafia é que, com base no Acordo ortográfico, o hífen deve ser utilizado em palavras compostas que, quando unidas, formam um sentido próprio.
Dessa forma, o hífen que mesmo antes do atual acordo já estava presente na expressão, foi mantido. E a mesma regra pode ser se aplicar em outros casos como Bem-vindo, Quarta-feira, Arco-íris, dentre outras.
Exemplos:
- Amanhã chegarei mais cedo para dar boas-vindas aos novos estagiários.
- No dia 12, vai acontecer um evento de boas-vindas para os alunos.
- Desejo boas-vindas, fique à vontade.
- Boas-vindas! Espero que juntos possamos alcançar grandes metas.
Quando usar?
Usamos a expressão boas-vindas para nos referir ao momento de recepção de alguém, promovendo um espaço confortável e positivo para que essa pessoa se sinta à vontade, podendo se referir a ambientes como o trabalho, por exemplo.
Assim, trata-se de uma forma educada de expressar cordialidade com o outro, dando a devida atenção para ele. Dessa forma, podem ser realizados eventos de boas-vindas ou somente podem ser dados desejos de boas-vindas.
Independente da maneira usada, respeitando os sentidos citados há um uso bastante plural para a expressão, já que é formalmente reconhecida pelo nosso idioma.
Sinônimos:
- Acolhimento;
- Bem-vindo;
- Recepção;
- Socialização.