Deixando ou deichando: Com X ou CH?
A sonoridade causada pelo uso de X e CH é bastante similar, o que gera dúvidas como essa. Mas nesse caso, já podemos te adiantar que a única forma correta de escrever o termo é como Deixando, com X. Automaticamente, deichando está incorreto e não deve ser utilizado.
Para seguir entendendo mais sobre o termo em si e as regras gramaticais que podem te ajudar também diante de outras dúvidas, siga dando uma olhadinha no post abaixo:
Deixando ou Deichando: O que diz a Gramática?
A regra que faz com que a gente escreva Deixando e não Deichando é a de conjugação verbal, visto que Deixando é uma das formas associadas ao verbo Deixar, também escrito com X. Por essa razão, mantemos as letras em sua conjugação, conforme é o caso de outros termos como Deixou, Deixará, etc.
Inclusive, essa é uma dica que pode te ajudar também em outros casos, bastando pensar em termos do qual aquele que tem dúvidas deriva. Via de regra, será mantida a letra presente no verbo.
Veja Também: Mechendo ou Mexendo?
Exemplos:
- Eu estou deixando o meu cargo para buscar pelo meu sonho.
- Enquanto ela estiver deixando, sempre vai haver novos casos.
- Não fique deixando as pessoas te tratarem assim.
- Senti que ele estava me deixando de lado, por isso terminei o nosso relacionamento.
Quando usar?
Deixando é uma palavra formal do nosso idioma e, por essa razão, conta com um uso bastante amplo, apresentando duas possibilidades de sentido, o que nos permite utilizá-la em ao menos dois contextos.
O primeiro deles se refere a prática de abandono, simbolizando algo que é deixado no sentido de largado. Outro uso possível diz respeito a liberação, conceder algo a alguém.
Sinônimos:
- Renunciando;
- Desistindo;
- Concedendo;
- Autorizando.