Discriminado ou descriminado? Com i ou e?
Algumas letras possuem certa similaridade sonora no nosso idioma e com isso, a semelhança na fala passa a se tornar também certa dificuldade na escrita, havendo recorrentes dúvidas sobre qual a forma certa de escrever. Por isso, hoje te conto o correto entre discriminado e descriminado.
Discriminado ou descriminado?
Nesse caso, ambas estão corretas e, diante disso, as duas palavras podem ser utilizadas de acordo com as normas formais do nosso idioma, mas ainda assim é preciso estar atento a colocação de cada uma delas, já que não possuem o mesmo sentido.
Quando usar discriminado?
Uma forma interessante de entender o uso de discriminado é o associando a palavra distinguido, um dos seus possíveis sinônimos que também se inicia com “di”, uma dica que pode te ajudar no momento em que houver dúvidas sobre a grafia dessa palavra.
Devemos usar essa termo quando o desejo for de passar a informação de algo ou alguém que esteja envolvido em determinada separação ou divisão organizacional, por exemplo. Mas um dos principais casos onde seu uso se faz presente é quando falamos em questões sociais, onde há a discriminação entre diferentes classes, gêneros e raças.
Exemplos:
- Aquele rapaz foi discriminado ao entrar em uma loja.
- Quando for discriminado aquilo que se quer do que se precisa, as coisas mudarão.
- Em um país como o nosso, é raro um negro que nunca foi discriminado.
- Ele foi discriminado pela sua turma.
Quando usar descriminado?
Para lembrar do uso de descriminado, vale a pena se atentar a presença de “des” que, no geral, representa certa contrariedade, uma ação contrária ao sentido da palavra com a qual se liga. Nesse caso, há uma contrariedade ao ato criminar, acusar, e assim podemos entender o seu sentido e também o seu uso.
Assim, ele é utilizado para se referir ao ato de deixar de tornar crime determinada ação, ou até mesmo acabar com certa acusação feita na esfera criminal, em grande parte se associando a esse meio quando vemos seu uso em prática.
Exemplos:
- Há um debate sobre o aborto ser descriminado.
- Ele foi descriminado perante o tribunal.
- Seu ato seria descriminado pela vontade de advogado.
- É impossível que o uso de drogas seja descriminado.