Eu que Agradeço ou eu quem Agradeço?
Tanto eu que agradeço quanto eu quem agradeço são possibilidades corretas. Contudo, há outros detalhes interessantes para ser dito sobre o assunto, te ajudando a sanar dúvidas sobre essa concordância, confira:
Eu que agradeço ou eu quem agradeço?
Nesse caso, tanto “quem” quanto “que” são utilizados para dar uma maior expressividade ao que é dito, dando um maior destaque a pessoa que o utilizada está agradecida, marcando essa informação de pessoalidade.
Inclusive, é possível ainda que eles sejam retirados do período em questão sem perca de sentido no mesmo, mantendo a ideia de agradecimento por parte de quem utiliza a expressão. De toda forma, seu uso além de opcional, é correto com a utilização de ambos os termos.
Porém, é comum que o pronome “que” seja utilizado com mais frequência.
Exemplos:
- Eu que agradeço a sua presença.
- Não precisa, eu quem agradeço pela sua tentativa de ajudar.
- Sou eu quem agradeço pela sua forma de lidar com o problema.
- Não agradeça, eu que agradeço pela sua gentileza.
Quando usar que e quem?
Para o uso do “quem”, há duas possibilidades: A primeira é a de que possa concordar gramaticalmente com o termo que está colocado antes ou dele ou a segunda, onde a frase estará sempre de acordo com 3ª pessoa no modo singular
- Foi ela quem agradeceu, me senti honrado.
- Fomos nós mesmos quem agradecemos, me lembro bem da situação.
Já no caso do “que” há sempre uma concordância entre o verbo e o termo que está colocado antes do pronome relativo, havendo assim a formação de um período gramaticalmente correto.
- Mesmo depois de fazer tanto, fui eu que agradeci.