Lhe ou le: Qual o correto?
O H pode não interferir tanto na fala, mas seu uso deve ser conhecido quando pensamos na escrita, principalmente quando está no meio de uma palavra. Abaixo, entenda o caso de lhe ou le, passando a perceber qual a forma correta do termo:
Lhe ou le?
Nesse caso, o correto é lhe de acordo com as normas formais da língua portuguesa e assim, exerce também papel fundamental para a mesma, uma vez que se mostra uma possibilidade de complementar verbos classificados como transitivo indireto, ou seja, que necessitam ser acompanhados por uma preposição antes da sua colocação.
É interessante ter em mente também que pode anteceder tanto vocábulos de gênero masculino quanto de gênero feminino, se ligando sempre a informações aliadas a pessoas e não a objetos. Outro ponto é que, independente do contexto no qual é inserido, é classificado como um objeto indireto.
Exemplos:
- Eu lhe devolvi ontem mesmo.
- A enfermeira lhe disse que o caso é estável.
- Entreguei-lhe o convite com esperança de que compareça.
- Ainda na semana passada, eu lhe disse que isso aconteceria.
Quando não usar lhe?
Não é incomum que vejamos o vocábulo “lhe” sendo utilizado antes de verbos transitivos diretos, mas nesse caso sua colocação está errada, já que essas palavras não necessitam do acompanhamento de preposição.
Diante disso, caso utilize o termo dessa maneira, saiba que pode o substituir por um artigo comum de gênero que combine com o sujeito e possa dar o devido sentido a frase que deseja escrever, respeitando as normas gramaticais do nosso idioma.
Exemplos errados, com correção:
- Quero lhe abraçar assim que te ver – Quero o abraçar assim que te ver.
- Desculpe, não lhe conheço – Desculpe, não o conheço.
- Ela é linda, quero lhe conhecer – Ela é linda, quero a conhecer.
- Vou lhe cumprimentar quando chegar – Vou o cumprimentar quando chegar.