O que Ouve ou Houve?
A presença ou ausência do H pode não interferir na nossa fala, mas na hora da escrita é preciso se atentar aos diferentes sentidos que pode expressar. Sabendo disso, confira abaixo se o correto é o que ouve ou houve:
O que ouve ou houve?
Tanto “o que ouve” quanto “o que houve” são expressões corretas de acordo com as normas da língua portuguesa, mas é preciso se atentar ao contexto, uma vez que apesar da similaridade na escrita, são termos com sentidos opostos.
Por isso, é importante que compreenda a informação que deseja passar e aquela que é passada, podendo empregar a palavra certa e assim facilitando a comunicação, evitando possíveis erros de interpretação no processo da mesma.
Quando usar “O que ouve”?
O que houve possui sentido de audição, é uma variação ligada ao verbo ouvir e se refere especificamente a capacidade de audição, um sentido pertencente ao nosso corpo que nos permite escutar e assim, entender.
Exemplos com “O que ouve”:
- Ela disse que o que ouve mais é música clássica.
- O que ouve, diz muito sobre seu estilo musical.
Quando usar “O que houve”?
Houve, por sua vez, é uma variação do verbo haver e se refere a um acontecimento já ocorrido, algo que aconteceu no tempo passado e ainda pode apresentar certas implicações no tempo presente a partir de consequências, por exemplo.
Exemplos com “O que houve”:
- O que houve foi reflexo daquilo que se desejou.
- Ela está triste, o que houve?