Puchar ou puxar? Como escrever corretamente?
O uso do X e do Ch pode causar dúvidas em diversos contextos, já que na pronuncia podem apresentar similaridades. Por isso, entenda abaixo se o correto é puchar ou puxar, em meio a exemplos e dicas para usar:
Puchar ou puxar?
Nesse caso o correto é puxar, com x. Dessa maneira, podemos dizer também que puchar, com ch, é uma versão incorreta e não pode ser utilizada independente do contexto, já que não corresponde a um termo reconhecido pelas normas do nosso idioma.
Assim, você pode lembrar que outras variações dessa mesma palavra também são escritas com x. Esse é o caso, por exemplo, de termos como puxe, puxado, puxo e puxou, assim já terá muitas dúvidas sanadas na hora da escrita.
Exemplos:
- Vou puxar para abrir quando você chegar.
- Não gosto de quem vai puxar o saco do chefe.
- Cuidado ao puxar.
- Precisa puxar a porta para fechar.
Quando usar?
Puxar é um verbo que deve ser utilizado quando surgir o intuito de transmitir a informação de que algo ou alguém tende a ser levado para perto de si ou de uma outra pessoa, dependendo do sentido em que foi inserido na frase.
Mas ainda assim, é preciso estar atento ao contexto de cada período, pois puxar também pode ser utilizado em sentido figurado, como quando falamos em puxar o tapete para nos referirmos a alguém que deseja atrapalhar o outro ou puxar o saco para quem é falso com outra pessoa para ganhar algo em troca.
Sinônimos de puxar:
- Deslocar;
- Esticar;
- Arrancar;
- Despender.