Queixo ou Queicho: Com X ou CH?
A única forma correta de escrever essa palavra é utilizando o X, ou seja, Queixo. Queicho, por sua vez, é uma palavra não reconhecida pela língua portuguesa, e portanto não deve ser utilizada em nenhum contexto.
Assim, para que não te restem dúvidas sobre, seguimos explicando melhor sobre logo abaixo, trazendo inclusive exemplos para que possa passar a utilizar o termo corretamente no seu vocabulário:
Queixo ou Queicho: O que diz a Gramática?
De acordo com a nossa gramática, escrevemos Queixo, conforme você já viu. E não é por acaso que isso acontece, pois sempre que houverem ditongos em um termo usaremos X e não CH, mesmo que a sonoridade possa ser similar.
Dessa forma, palavras como Queixo e tantas outras a exemplo de deixar, caixa e paixão são escritas com X. A partir dessa regra simples, com certeza poderá diminuir outras possíveis dúvidas com relação ao uso dessa consoante.
Veja Também: Encherga ou enxerga?
Sinônimos:
- Maxilar;
- Mento;
- Reclamo.
Quando usar?
Queixo pode ser utilizado de diferentes maneiras, sendo a mais comum delas a referências a parte inferior do rosto onde fica o nosso maxilar, logo abaixo da boca. Mas além desse uso mais recorrente, há outros possíveis sentidos.
Assim, queixo é também uma variação do verbo Queixar, que se refere a reclamações ou solicitações, evidenciando a sensação de pesar que se tem diante de alguma situação que, por muitas vezes, gera descontentamento.
Exemplos:
- Meu queixo mudou bastante desde que fiz harmonização facial.
- Acho um charme que possui covinha no queixo.
- É de cair o queixo a sua beleza.
- Não me queixo de muitas coisas, prefiro agradecer por elas.