Seta ou Ceta: Usamos S ou C?

Diante da dúvida entre o uso de Seta ou Ceta, é possível afirmar que ambas as palavras estão corretas, podendo ser amplamente utilizadas de acordo com as normas gramaticais do nosso idioma. No entanto, há mais detalhes aos quais precisamos nos atentar.

Ainda nesse sentido, é importante ter em vista o uso de cada um dos termos, visto que não possuem o mesmo significado. Então, logo abaixo, siga entendendo melhor sobre:

Quando usar Seta?

Quando falamos em seta, nos referimos a uma reta que possui uma das suas extremidades em formato pontiagudo, via de regra se assemelhando nessa parte a um triângulo, bastante similar ao formato de uma flecha.

O seu uso mais frequente é para fazer indicações, como em textos onde utilizamos setas para fazer menção a algo importante que merece destaque, visto que a seta determinada um apontamento em diversos casos.

Veja Também: Ciente ou Siente?

Exemplos com Seta:

  • Siga a trilha de acordo com a seta que guia o caminho.
  • Fiz uma seta no documento para identificar o que precisa ser ajustado.
  • Devemos respeitar cada seta de trânsito ao dirigir.
  • O desenho de uma seta é simples e todos podem fazer.

Quando usar Ceta?

O uso de Ceta não é frequente, sendo o nome dado a um tipo específico de uva, marcado por ter um tom de vermelho intenso. Ela pode ser encontrada com uma maior facilidade em locais como Portugal, não sendo comum no Brasil, e por isso fazendo com que a palavra seja válida em nossa gramática, mas não muito utilizada ou conhecida.

Exemplos com Ceta:

  • Preciso ir ao mercado comprar Ceta.
  • Esse vinho de Ceta é realmente delicioso.


Em: C ou S,
2024.03.26