Úmido ou húmido: Com ou sem H?
O H é uma simples letra que pode causar uma grande confusão, já que na escrita é importante estar atento a quando ele deve ou não ser utilizado. Por isso, nesse post te contamos se o correto é úmido, húmido ou até mesmo ambos, entenda:
Úmido ou húmido?
Curiosamente, tanto úmido quanto húmido existem, mas entender a forma correta da expressão depende de onde você deseja a escrever ou até mesmo para quem enviar. Isso porque no Brasil se utiliza úmido, enquanto húmido é o termo usado em Portugal.
Ambas as palavras possuem o mesmo sentido e podemos as enquadrar como sinônimos, mas ao mesmo tempo apenas uma delas é considerada formalmente correta em cada país, enquanto a outra está e não deve ser utilizada. Inclusive, esse é um bom exemplo para que possamos entender as variações da língua.
Quando usar úmido?
Úmido é um adjetivo e como tal, pode qualificar tanto uma situação como um sujeito por meio de uma característica. Nesse caso em específico, representa algo que está molhado de forma superficial, que está no meio termo do processo de secagem.
É comum que seja utilizado para se referir ao estados de itens que naturalmente podem ser molhados em algum momento, como roupas e cabelo, mas também faz menção ao clima que é comum em regiões litorâneas.
Exemplos com úmido:
- Eu não gosto desse clima úmido.
- Ontem peguei no sono ainda com o cabelo úmido.
- O short está úmido, mesmo eu tendo deixado secar ao longo da noite.
- O espaço úmido pode ser ruim para aparelhos eletrônicos.
Outras palavras diferentes entre o português de Portugal e do Brasil
- Sumo – Suco;
- Agrafador – Grampeador;
- Casa de banho – Banheiro;
- Bicha – Fila.