Imprimido ou Impresso: Qual a forma correta?
Mesmo que hajam dúvidas recorrentes sobre a utilização dos termos em questão e a forma correta de sua grafia, podemos afirmar que ambas as formas estão corretas e são devidamente reconhecidas pelo nosso idioma, podendo ser utilizadas.
O que ocorre, contudo, é que apesar de similares devemos usar essas palavras em situações distintas. Para seguir entendendo melhor sobre e não errar com relação ao contexto nas quais as utiliza, siga conferindo o post logo abaixo:
Quando usar Imprimido?
Imprimido é a variação do verbo Imprimir no particípio irregular, representando a ação de fixar algo em determinada superfície, a exemplo de impressões com estampas que são normalmente feitas em camisetas. De forma menos recorrente, também apresentação sentido de edicação ou transmissão.
Veja Também: Conserto ou Concerto?
Exemplos com Imprimido:
- Naquele momento, eu já havia imprimido 20 estampas.
- Ele havia imprimido sua opinião no seminário.
- Quando ela chegou, eu já tinha imprimido as camisetas.
- Era para ter imprimido mais cedo, assim não haveriam atrasos.
Quando usar Impresso?
Já Impresso é também uma versão do verbo Imprimir, mas nesse caso corresponde ao particípio regular, geralmente sendo usado próximo a verbos como ter ou haver. Além disso, também apresenta função de substantivo masculino em determinados contextos, tendo o mesmo sentido de formulário.
Exemplos com Impresso:
- O documento foi impresso antes mesmo de pedir.
- É preciso preencher o impresso para realizar o cadastro.
- O impresso da disciplina já está disponível.
- Quando foi impresso, o livro não apresentou problemas.